Regimento Interno

REGIMENTO INTERNO DO CIRCUITO DE AUTOMODELISMO DA APPA-SP

Este Regimento tem por objetivo regulamentar a utilização do Circuito de Automodelismo da ASSOCIAÇÃO PAULISTA DE PILOTOS DE AUTOMODELISMO DO ESTADO DE SÃO PAULO – APPA – sito à Rua Santa Olivia 150, Vila Maria, São Paulo.

Por força legal do TPU – Termo de Permissão de Uso –  concedido pela Prefeitura do Município de São Paulo, que determina que a utilização do referido espaço destina-se única e exclusivamente aos associados da ASSOCIAÇÃO PAULISTA DE PILOTOS DE AUTOMODELISMO DO ESTADO DE SÃO PAULO – APPA.

As regras abaixo deverão ser cumpridas por todos os Associados e visam garantir:

  1. A segurança dos usuários, sejam eles associados, pilotos, mecânicos de automodelo, convidados ou visitantes;
  2. A organização dos setores que compõem as instalações da APPA;
  3. A viabilidade econômico-financeira da Associação.

1 – DA DESTINAÇÃO DO CIRCUITO:

O circuito da ASSOCIAÇÃO PAULISTA DE PILOTOS DE AUTOMODELISMO DO ESTADO DE SÃO PAULO – APPA –, localizado na Rua Santa Olivia, 150, Vila Maria, Capital do Estado de São Paulo, destina-se única e exclusivamente a prática de automodelismo radio controlado, na categoria “ON-ROAD”, sempre dentro de suas características e peculiaridades.

O referido circuito de automodelismo só poderá ser utilizado pelos associados maiores de 18 anos. Os associados menores de 18 anos deverão ser devidamente autorizados por seu responsável, representante legal.

Para a utilização do circuito, o associado deve estar em dia com sua taxa de manutenção, seja ela diária, trimestral, semestral ou anual.

2 – DO FUNCIONAMENTO:

O circuito funcionará nos seguintes horários:

  • Sábados e pontes de feriados: das 8h00 às 19h00
  • Domingos e feriados: das 9h00 às 18h00

A programação dos horários poderá sofrer alterações pelo Corpo Diretivo a qualquer tempo, por motivos específicos quais sejam: período de horário de verão, eventos, competições.

Fica expressamente determinado que em qualquer horário, dentro dos períodos determinados acima, para a utilização da pista, o Associado deverá estar em dia com sua taxa de manutenção, seja ela diária, trimestral, semestral ou anual.

3 – DOS USUÁRIOS:

Os usuários do circuito da ASSOCIAÇÃO PAULISTA DE PILOTOS DE AUTOMODELISMO DO ESTADO DE SÃO PAULO – APPA –  são qualificados como:

3.1 – ASSOCIADO:

Aquele que filiado à ASSOCIAÇÃO PAULISTA DE PILOTOS DE AUTOMODELISMO DO ESTADO DE SÃO PAULO – APPA – encontra-se em dia com a taxa de manutenção em qualquer das modalidades, e assinou o termo de responsabilidade. Pode atuar como piloto ou mecânico de automodelos e deve portar em local visível a identificação (crachá) emitida pela APPA, enquanto estiver em suas instalações. É concedido ao associado o direito de fazer-se acompanhar de um ou mais convidados ao setor de Acesso Restrito da APPA, responsabilizando-se expressamente por seus convidados.

3.2 – MECÂNICO:

Aquele que presta auxílio ao piloto. No caso de não associado, deve procurar um membro da diretoria, conselho ou a zeladoria da APPA para se credenciar, receber a identificação (crachá) e portá-la em local visível enquanto estiver nas instalações da APPA, ficando sob a responsabilidade do piloto enquanto nas áreas restritas.

São permitidos em dias normais de atividade (sem eventos programados), 01 (um) mecânico por piloto associado, e para os dias de eventos e competições até 02 (dois) mecânicos não associados por piloto associado.

3.3 – CONVIDADO:

Aqueles que comparecem a ASSOCIAÇÃO PAULISTA DE PILOTOS DE AUTOMODELISMO DO ESTADO DE SÃO PAULO – APPA – a convite de algum associado sob a responsabilidade deste enquanto nas áreas restritas e de quem se utilizam da respectiva credencial específica de convidado (crachá), devendo portá-la em local visível enquanto estiver em suas instalações.

Os convidados deverão ser apresentados aos responsáveis pela identificação da APPA e deverão portar credencial vinculada ao associado.

3.4 – VISITANTE:

Aqueles que visitam a ASSOCIAÇÃO PAULISTA DE PILOTOS DE AUTOMODELISMO DO ESTADO DE SÃO PAULO – APPA – sem o convite de algum associado, e deverão estar autorizados por Dirigentes da APPA e credenciados como visitantes. A visitação será acompanhada por um ou mais membros do Corpo Diretivo ou do Conselho.

4 – DOS SETORES DO CIRCUITO:

A área do circuito da ASSOCIAÇÃO PAULISTA DE PILOTOS DE AUTOMODELISMO DO ESTADO DE SÃO PAULO – APPA – divide-se em quatro Setores:

4.1 – Setor de Pilotos

Área delimitada e cercada que abrange:

  1. Palanque e respectivo acesso (escada);
  2. Área dos boxes;
  3. Pista de automodelismo;
  4. Parque fechado/vistoria técnica (acesso controlado em dias de eventos e competições).

4.2 – Setor de Acesso Restrito

Área delimitada e cercada que antecede o acesso ao Setor de Pilotos e abrange:

  1. Área das Bancadas de Manutenção;
  2. Balcão de limpeza úmida/seca e retífica de pneus;
  3. Estacionamento.

4.3 – Setor de Público

Áreas externas ao Setor de Pilotos e de Acesso Restrito e abrange:

  1. Entrada Principal;
  2. Área de carga e descarga;
  3. Banheiros;
  4. Lanchonete;
  5. Área de Mini-arquibancada.

4.4 – Setor de Manutenção

  1. Depósito;
  2. Dependências da Zeladoria.

5 – DAS AUTORIZAÇÕES:

As normas abaixo regulamentam os acessos a todos os setores da ASSOCIAÇÃO PAULISTA DE PILOTOS DE AUTOMODELISMO DO ESTADO DE SÃO PAULO – APPA. São situações específicas que excetuam as normas os eventos, campeonatos e corridas, onde os acessos aos setores serão definidos entre o Corpo Diretivo e a Colmissão Organizadora do evento.

Setor de Manutenção

É autorizado o acesso somente aos funcionários, zelador, Corpo Diretivo e Conselheiros devidamente identificados.

Setor de Público

É autorizado o acesso de qualquer usuário desde que devidamente identificado na entrada principal.

Setor de Acesso Restrito

Será permitido o acesso de:

ASSOCIADOS – Desde que em regularmente em dia com sua taxa de manutenção e devidamente identificados.

MECÂNICOS – Devidamente identificado, ficando sob a responsabilidade do piloto enquanto nas áreas restritas, sendo 1 (um) por piloto em dias de atividades sem eventos programados, e até 2 (dois) em dias de eventos e competições. Quando não sócios, deverão ser Credenciados pela APPA.

CONVIDADOS – Cada associado fará uso de suas respectivas credenciais de convidado, sob a responsabilidade deste enquanto nas áreas restritas. Um ou mais membros do Corpo Diretivo ou Conselho da APPA acompanharão os visitantes convidados durante a visitação neste setor.

Não será permitida a entrada neste setor de:

  1. Visitantes não autorizados;
  2. Mecânicos ou convidados sem a presença do seu respectivo piloto ou associado.

Setor de Pilotos

Excetuando-se deste setor o palanque de pilotagem e seu respectivo acesso (escada), será permitida a entrada de:

ASSOCIADOS – Desde que em dia com sua taxa de manutenção e devidamente identificados.

MECÂNICOS – Devidamente identificado sendo 1 (um) por piloto sob a responsabilidade deste. Quando não sócios, deverão ser Credenciados pela APPA.

CONVIDADOS – Cada associado poderá fazer uso de sua Credencial para permitir o acesso de um ou mais convidados, desde que devidamente identificado, sob a responsabilidade do associado enquanto nas áreas restritas.

Não será permitida a entrada neste setor de:

  1. Visitantes não autorizados;
  2. Mecânicos ou convidados sem a presença do seu respectivo piloto ou associado.

No Palanque de Pilotagem só será permitido o Acesso aos Pilotos devidamente identificados (crachá).

Um ou mais membros do Corpo Diretivo ou Conselho da APPA poderão levar visitantes convidados para visitação neste setor.

6 – DA UTILIZAÇÃO:

A utilização do circuito destina-se exclusivamente aos associados, regularmente em dia com sua taxa de manutenção em quallquer das suas modalidades, pilotos e seus respectivos mecânicos, dentro dos termos apresentados neste regimento.

Qualquer dano causado pelo associado, respectivos mecânicos ou convidados, de ordem material, física, ou de esfera jurídica ou legal, será de única e exclusiva responsabilidade do Associado, conforme Termo de Responsabilidade assinado.

O Corpo Diretivo determinará e tornará visível a divisão de horários, durante o período diário de funcionamento, para cada modalidade de automodelismo, evitando que automodelos de escala e potência diferentes estejam na Pista ao mesmo tempo, evitando possíveis acidentes e danos.

Os associados que não possuam sistema de transmissão de rádio com modulação DSM, deverão, antes de ligar seu próprio equipamento de rádio, preencher o quadro de frequências existente na APPA, inscrevendo seu nome, a respectiva freqüência e o tipo de modulação, se AM ou FM. Deverão também observar, no mesmo quadro, se a sua freqüência e modulação já está em uso. Em caso afirmativo, deverá haver negociação entre os associados para compartilhamento do tempo, evitando interferências indesejáveis.

A ASSOCIAÇÃO PAULISTA DE PILOTOS DE AUTOMODELISMO DO ESTADO DE SÃO PAULO – APPA – em hipótese alguma, se responsabilizará pelos danos causados devido ao uso indevido de uma mesma freqüência/modulação por mais de um associado simultaneamente.

Toda atitude ou comportamento que extrapole o bom senso e o convívio social amistoso será devidamente penalizado pelo Corpo Diretivo.

7 – DOS EVENTOS E COMPETIÇÕES:

Todo e qualquer evento ou competição a ser realizado nas dependências do Circuito da ASSOCIAÇÃO PAULISTA DE PILOTOS DE AUTOMODELISMO DO ESTADO DE SÃO PAULO – APPA, seja específico ou não, só poderá ser promovido pela Associação, devidamente aprovados e autorizados pela Diretoria, em votação por maioria simples. Somente o Corpo Diretivo da Associação, em votação por maioria simples, poderá autorizar a realização de evento externo à Associação, sempre preservando as condições impostas para esta utilização e garantindo a preferência e primazia dos Associados.

8 – DAS INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS COMUNS:

As instalações da ASSOCIAÇÃO PAULISTA DE PILOTOS DE AUTOMODELISMO DO ESTADO DE SÃO PAULO – APPA e todo equipamento de uso comum, tais como: compressores, bancadas, etc. são de uso exclusivo dos Associados que deverão prezar pelo seu bom uso, cuidando para que ninguém danifique ou os utilize de forma inadequada.

9 – OUTROS:

Qualquer solicitação, comunicação ou reclamação deverá ser encaminhada ao Corpo Diretivo da ASSOCIAÇÃO PAULISTA DE PILOTOS DE AUTOMODELISMO DO ESTADO DE SÃO PAULO – APPA, que tomará as devidas providências. Os membros do Corpo Diretivo e seus prepostos estarão sempre devidamente identificados, visando com isso facilitar o atendimento aos Associados.