CATEGORIA GT 1/8 GP

 

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS CATEGORIA 1:8 GT

 

As aferições dos itens descritos abaixo serão realizadas aleatoriamente durante as tomadas de tempo até provas subfinais e finais, sempre para os 3 primeiros colocados e outro(s) carro(s) escolhido(s) por amostragem aleatória. É de responsabilidade de cada piloto manter o carro totalmente de acordo com as especificações estabelecidas.

 

  1. A categoria consiste em carros escala 1/7, 1/8 Gran Turismo, podendo ser carros modificados com base em Buggies 1/8 e Truggies 1/8.

1.1. Somente um (1) sistema de freio simples ou duplo atuante na transmissão central é permitido.

1.2. Permitido câmbio de no máximo duas (2) velocidades.

1.3. Todo carro deve obrigatoriamente possuir embreagem com desengate e um sistema de freio capaz de parar o automodelo.

1.4. Somente permitido o uso de motores .21. Os motores devem ser refrigerados a ar, somente 2 tempos. Os motores devem possuir no máximo Cinco (5) janelas de admissão e (01) uma janela de escape. Nenhum tipo de indução forçado é permitido bem como nenhum tipo de transferências ou escape com tempo variável. É permitida somente vela de ignição. São proibidos furos no pistão, com exceção do furo existente para o pino de travamento da biela. No Cilindro são permitidos furos e fendas desde sejam para efeito de lubrificação e que estejam abaixo do ponto morto inferior do motor. Para dirimir qualquer dúvida, é considerado furo qualquer buraco que tenha material em toda a sua volta.

1.5. O diâmetro do venturi/ entrada de ar do carburador deve ser no máximo de 7.0mm.

1.6. Capacidade cúbica do motor deve ser de no máximo 3.5cc (centímetros cúbicos).

1.7. Partida por recoil opcional (permitida).

1.8. Embreagem: Somente permitido o uso de embreagem de acionamento por mola tipo “buggy” de 2, 3 ou 4 sapatas. Nao permitido uso de embreagem por acionamento Axial tipo “Centax”.

1.9. Modificações internas do motor são permitidas desde que atendam os parâmetros dos itens 1.4 e 1.5

 

  1. Peso mínimo permitido sem combustível (transponder incluso): 3500,00 gramas.

 

  1. Sistema de Transmissão permitido somente transmissão com eixo tipo Cardã. Não é permitido transmissão por correias.

 

  1. Tanque 4.1. A capacidade máxima do tanque de combustível (incluindo mangueiras, filtros, etc.): 150cc.

4.2. O equipamento de aferição do volume de combustível pode ter a tolerância de +/- 1ml

4.3. Qualquer tanque que não passar na vistoria técnica deverá ser aferido novamente após um período de resfriamento de 15 minutos. Este período somente será necessário em caso de temperatura ambiente superior a 20ºC. Obs. O tanque

poderá ser retirado do carro e aferido novamente após o período de descanso.

 

  1. Bolhas e recortes permitidos: São permitidas carrocerias tipo GT1, GT2, DTM e V8 Supersport. 2 ou 4 portas.

5.1. O para-choque dianteiro deve seguir o contornoda carroceria e deve ser instalado para minimizar danos do modelo que possa ser atingido por outro carro. O para-choque deverá ser fabricado com espuma ou algum material plástico flexível.

5.2. A bolha deverá ser fabricada com material flexível e deverá ser devidamente pintada.

Todas as janelas devem ser totalmente transparentes sem qualquer pintura.

5.3. A traseira da carroceria não deve ser cortada acima de 70.00mm medidos a partir do carro suspenso em blocos de 30.00mm. Faróis, lanternas, grades, tomadas de ar e janelas devem contrastar com a pintura do modelo

 

  1. São permitidos somente os seguintes furos na bolha:

6.1. Um (1) furo de captação de ar no pára-brisa dianteiro de dimensão máxima de 60.00mm. Este furo não deve adentrar ao teto ou do capô do automodelo.

6.2. Furo para reabastecimento de diâmetro máximo de 50.00mm (Este furo deverá estar posicionado acima do tanque de combustível e no mínimo 5mm de distancia do furo de captação de ar).

6.3. Se for utilizado apenas 1 furo para captacao de ar e de reabastecimento este furo pode ter o diâmetro maximo de 70mm.

6.4. Furo para acesso a vela de diâmetro máximo de 35.00mm. Porem não pode ser interligado a nenhum outro furo.

6.5. Pequenos furos para saída de gases do escape, transponder e antena de rádio poderão ser feitos. Abertura para saida da Antena, maximo de 20mm.

6.6. Ambas as janelas laterais dianteiras e o vidrotraseiro podem ser removidos para ventilação, exceto as janelas laterais traseiras que devem permanecer intactas.

6.7. Pequenos furos para saída de gases do escape, transponder e antena de rádio poderão ser feitos.

6.8. Nenhuma parte do carro, exceto a saída do escape, postes de fixação da carroceria e o tubo de antena podem estar para fora da carroceria.

6.9. Não é permitido qualquer acessório aerodinâmico de qualquer natureza sob a carroceria.

6.10. Nenhum outro furo é permitido.

 

  1. Aerofólio

7.1. Uma (1) asa ou um (1) spoiler pode ser instalado no carro (caso o modelo original em escala real possuir, será permitido fazer o mesmo),ambos devem ser fabricados com material flexível. A medida da ASA (corda) não pode ser maior do que 75mm. O excesso da asa não deve ser maior do que 20.00mm no seu ponto extremo,medido a partir do centro do pára-choque do modelo

7.2. A altura da asa pode ser ajustável, porém a asa e as laterais da asa não podem ultrapassar largura do carro. As asas devem ser moldadas, são proibidas asas feitas com chapa lisa ou dobrada manualmente. – Pequenos furos para saída de gases do escape, transponder e antena de rádio poderão ser feitos.

 

  1. Pneus

8.1. Apenas os pneus de borracha são permitidos. É expressamente proibido o uso de pneus de espuma.

8.2. Todos os pneus devem ser pretos com a exceção das faixas laterais, que podem ser coloridas. As rodas (aros) podem ser de qualquer cor.

8.3. A largura máxima do pneu é de 45 mm.

8.4. As bordas devem ter no mínimo 75 mm e diâmetro máximo de 85 mm.

8.5. O diâmetro mínimo que um pneu deve ter em qualquer ponto será de 85 mm e máxima de 110 mm.

 

  1. Combustível mistura de metanol + nitrometano + óleo. Percentual de nitrometano livre.

 

  1. Filtro de ar é permitido o uso de qualquer tipo de filtro de ar que se adeque ao modelo, podendo ser somente o elemento de espuma, ou silenciadores tipo INS BOX.

 

  1. Não permitido

11.1. Freio independente nas duas ou nas quatro (4)rodas.

11.2. Refrigeração líquida do motor.

11.3. Sistemas hidráulicos.

11.4. Mais do que dois (2) servos.

11.5. Câmbio com mais de duas (2) velocidades.

11.6. Não é permitido o uso de giroscópios eletrônicos.

11.7. Não é permitido o uso de travas de engate rápido nas rodas. Para o travamento das rodas é permitido somente o uso de parafusos ou porcas auto-travante e/ou parafusos desde que não excedam para a largura da roda.