CATEGORIA 1/10 GP

 

REGULAMENTO DO CAMPEONATO 1/10 GP

 

É de responsabilidade de cada piloto manter o carro totalmente de acordo com as especificações estabelecidas.

 

1 – A categoria consiste em carros escala 1:10 200mm Turismo. Somente um (1) freio atuante no eixo de transmissão é permitido. Nenhum sistema de freios secundário ou individual para eixos dianteiro/traseiro ou independente é permitido.

 

2 – Permitido câmbio de no máximo duas (2) velocidades.

 

3 – Todo carro deve obrigatoriamente possuir embreagem com desengate e um sistema de freio capaz de parar o automodelo.

 

4 – Somente será permitido o uso de motores 2.11cm³. Os motores devem ser refrigerados a ar, somente 2 tempos e possuir no máximo quatro (4) janelas, incluindo escape. Nenhum tipo de indução forçada é permitido bem como nenhum tipo de transferências ou escape com tempo variável. É permitida somente 01 (uma) vela de ignição. São proibidos furos no pistão, com exceção do furo Existente para pino de travamento da biela. No Cilindro são permitidos furos e fendas desde sejam para efeito de lubrificação e que estejam abaixo do ponto morto inferior do motor. Para dirimir quaisquer dúvidas, é considerado furo Qualquer buraco que tenha material em toda a sua volta. O diâmetro do carburador deve ser no máximo de 5.50mm.

 

5 – Capacidade cúbica do motor deve ser de no máximo 2.11cm³ (centímetros cúbicos).

 

6 – Partida por recoil opcional (permitida).

 

7 – Sistema de escape: Diâmetro máximo do tubo de saída de gases: * 5.20mm Comprimento mínimo do tudo de saída de gases: mínimo de 10.00mm medidos no ângulo menor. O tubo de saída de gases deve ser direcionado na horizontal ou inclinado para baixo somente.

* Esta dimensão inclui uma tolerância para levar em conta variações de fabricação de tubos comercialmente disponíveis.

 

8 – Peso mínimo sem combustível (transponder incluso): 1650.00 gramas.

 

9 – Capacidade máxima do tanque de combustível (incluindo mangueiras, filtros, etc.): 75cc.

Procedimento de vistoria do volume de combustível: a) Retirar a mangueira de pressurização do tanque; b) Encher o tanque de combustível c) Desprender a mangueira da entrada de combustível do carburador d) Sugar o combustível através de uma seringa ou utilizar uma bomba de ar para empurrar o combustível para uma proveta. e) A seringa ou deve ser graduada ou a proveta ou similar deve ser graduada em 1ml. A tolerância do equipamento de aferição é de +/- 1ml de combustível.

 

10 – Bolhas permitidas e Pintura tipo sedan Turismo, 2 ou 4 portas.

 

11 – O pára-choque dianteiro deve seguir o contorno da carroceria e deve ser instalado para minimizar danos do modelo que possa ser atingido por outro carro. O pára-choque deverá ser fabricado com espuma ou algum material plástico flexível.

 

12 – A bolha deverá ser fabricada com material flexível e deverá ser devidamente e totalmente pintada. Todas as janelas devem ser totalmente transparentes sem qualquer pintura. O aerofólio se o modelo tiver deverá estar totalmente pintado. Faróis, lanternas, grades, tomadas de ar e janelas devem contrastar com a pintura do modelo.

 

13 – A traseira da carroceria não deve ser cortada acima de 50.00mm medidos a partir do carro suspenso em blocos de 10.00mm.

 

14 – São permitidas somente as seguintes furações na bolha:

– Um (1) furo de captação de ar no pára-brisa dianteiro de dimensão máxima de 60.00mm. Este furo não deve ultrapassar a linha do pára-brisa dianteiro.

– 01 Furo para acesso à vela de diâmetro máximo de 35.00mm.

– Ambas as janelas laterais dianteiras e o pára-brisa traseiro podem ser removidos para ventilação, exceto as janelas laterais traseiras que devem permanecer intactas.

– 01 Furo para reabastecimento de diâmetro máximo de 50.00mm. Este furo deverá ser feito em cima do tanque de combustível, desde que não exceda o diâmetro máximo. O furo de Captação de ar(resfriamento) e o furo de Reabastecimento devem estar no mínimo 5mm de distancia um do outro.

– Pequenos furos para saída de gases do escape, transponder e antena de rádio poderão ser feitos.

– Nenhum outro furo é permitido.

 

15 – Santo Antonio deverá ficar por dentro da carroceria.

 

16 – Nenhuma parte do carro, exceto a saída do escape, postes de fixação da bolha e tubo de antena, poderá sair da bolha.

 

17 – Não é permitido qualquer acessório aerodinâmico de qualquer natureza sob a carroceria.

 

18 – Dimensões gerais DIMENSÕES Mínimo (mm) / Máximo (mm)

Distância entre-eixos: 230.00 / 270.00

Largura do carro (sem bolha): 170.00 / 200.00

Largura do carro (com bolha): 175.00 / 205.00

Comprimento do modelo (com carroceria e aerofólio): 360.00 / 460.00

Altura do carro (medida do ponto mais alto do teto da carroceria com o carro suspenso em blocos de 10.00mm): 120.00 / 175.00

Largura do aerofólio: 125.00 / 200.00

Corda do aerofólio: 50.00

Lateral da asa: 50.00 x 35.00

Excesso da asa (traseira): 10.00

Diâmetro da roda (excluindo o pneu): 46.00 / 50.00 + 1mm de tolerância

Largura da roda: 30.00 + 1mm de tolerância.

 

19 – Uma (1) asa e um (1) spoiler podem ser instalados no carro. (No caso do modelo original em escala real possuir, será permitido fazer o mesmo), ambos devem ser fabricados com material flexível. O excesso da asa não deve ser maior do que 10.00mm no seu ponto extremo, medido a partir do porta-malas do modelo. A altura da asa pode ser ajustável, porém a asa e as laterais da asa não podem ultrapassar a altura do teto do carro. As asas devem ser moldadas, são proibidas asas feitas com chapa lisa ou dobrada manualmente.

 

20 – Podem ser usados pneus de borracha e/ou espuma. Qualquer que seja o material, não deverá danificar a superfície da pista. É proibido o uso de qualquer aditivo para pneu.

 

21 – Combustível: metanol + nitrometano + óleo. Percentual de nitrometano livre.

 

22 – Somente dois (2) servos são permitidos.

 

23 – Não é permitido o uso de giroscópios eletrônicos

 

24 – Todas as medidas especificadas são valores máximos ou mínimos.

 

25 – Não permitido: Freio nas quatro (4) rodas. Refrigeração líquida do motor. Sistemas hidráulicos. Mais do que dois (2) servos. Câmbio com mais de duas (2) velocidades. Não é permitido o uso de travas de engate rápido nas rodas, é permitido somente o uso de porcas auto-travante ou parafusos desde que não exceda para a largura da roda.