- GERAL
As medições Oficiais em tais especificações técnicas são as medidas métricas.
Esta execução será para a escala 1/8 4WD, chamada classe GT.
Além do automodelo original, também poderá ser usado o chassi derivado de um carro modelo Buggy ou Truggy com as mesmas especificações deste regulamento.
Não permitido sistema de transmissão por correias.
1.1- Dimensões gerais:
Comprimento (inclui a bolha): Máximo 730mm.
Largura (inclui a bolha): Máximo 336mm.
Distância entre eixos: 270mm mínimo e 361mm máximo
Largura fora as rodas: 310mm
Altura: 300mm máximo – medida a partir do piso (com a suspensão completamente comprimida) para o ponto mais alto (excluindo a antena de recepção do rádio).
- CHASSIS
Permitido apenas chassis de alumínio.
- MOTORES
Permitido qualquer tipo de motor de até .21 e cilindrada máxima (3.5 cc). Eles devem ser ar resfriado, com indução válvula rotativa da frente, dois tempos. Os motores podem ter no máximo 5 janelas.
Não é permitido nenhuma forma de indução forçada.
Não é permitido nenhuma forma de tempo de porta variável.
Apenas Vela de ignição é permitido.
A saia de pistão só pode ser aliviada para o apuramento do contrapeso do virabrequim.
Sem aberturas adicionais no êmbolo. Fendas adicionais ou aberturas no forro são permitidos, desde que eles não atingem o topo do pistão na posição mais baixa.
Permitido velas Standard cônicos.
Carburador com tamanho máximo de 9mm.
- FILTROS DE AR
O uso do filtro de ar é livre para se adequar melhor ao motor escolhido.
- CAIXA DE VELOCIDADE
Permitido caixa com no máximo 2 velocidades.
- RÁDIO E SERVOS
Permitido máximo de 2 servos.
Não é permitido caixa de direção.
Não é permitido giroscópio eletrônico.
Não é permitido uso de telemetria ativa.
- FREIOS
Permitido máximo de 2 discos de freio, desde que estejam no eixo principal.
- DIFERENCIAL
Diferencial central é permitido.
- EMBREAGENS
Apenas o uso de embreagens de 2, 3 ou 4 sapatas de ação centrífuga, podendo ser ajustáveis. O material das sapatas são livres.
- TANQUE DE COMBUSTÍVEL
Capacidade máxima do tanque incluindo filtros e mangueiras é de 150cc. Não é permitido inserir soldas no interior do tanque.
- ESCAPAMENTO E SILENCIADORES
Cada motor deve ser equipado com um sistema de escape e com sistema silenciador para reduzir o ruído gerado pelo carro.
A saída de escape do silencioso deve projetar horizontalmente ou para baixo. Não são permitidas saídas ascendente ou verticalmente.
Está liberado o uso de qualquer tipo de escape que melhor se adeque ao motor escolhido.
- PNEUS
Usar pneus de fabricação nacional especificamente para as categorias GT e/ou 1/8 Rally Game
que atendam as seguintes medidas e características:
- Apenas os pneus de borracha é permitido, tanto naturais como sintéticos. É expressamente proibido o uso de pneus de espuma.
- Todos os pneus devem ser preto com a exceção das faixas laterais, que podem ser coloridas. As rodas (aros) podem ser de qualquer cor.
- A largura máxima do pneu é de 45 mm.
- As bordas devem ter no mínimo 75 mm e diâmetro máximo de 85 mm.
- O diâmetro mínimo que um pneu deve ter em qualquer ponto será de 85 mm e máxima de 110 mm.
- COMBUSTÍVEL
Combustível de qualquer marca.
O combustível deve conter apenas metanol, óleo lubrificante, no máximo 25% de nitrometano, aditivo anti formação de espuma e agente anti corrosão.
- BOLHA
As bolhas devem ser do tipo “Gran Turismo – GT”, comercialmente disponível na
mercado e que se encaixem na definição de veículos de corrida na categoria GT. As bolhas não podem ser do tipo protótipo.
A bolha deve ser feita a partir de um material flexível e ser pintadas adequadamente. Todas as janelas devem permanecer clara e não ser pintadas ou semi-transparente.
A traseira da bolha não pode ser cortada além de 70mm medidos com um espaço de 30mm sob a placa do chassis.
Detalhes de todas as luzes, grelhas, entradas de ar dianteiras e traseiras e janelas devem ser
claramente contrastadas da pintura circundante.
OUTROS
Nenhuma parte do carro, exceto a saída de escape pode se projetar lateralmente fora da linha da bolha.
Sob a bolha, não é permitido nenhuma ajuda aerodinâmica de qualquer natureza.
O pára-choque dianteiro deve seguir o contorno da bolha. O pára-choque deve ser feito a partir de espuma, borracha ou um material plástico flexível.
FUROS (BURACOS)
Apenas um furo de refrigeração pode ser cortado no pára-brisas (não excedendo os caixilhos das janelas), com uma dimensão máxima em qualquer direção de 60mm.
Uma abertura com um diâmetro máximo de 35mm é permitido apenas acima do cabeçote para fácil refrigeração e não pode ser combinada com qualquer outro furo.
Um furo adicional para reabastecimento que pode ter um diâmetro máximo de 50mm. A distância deste furo extra com relação ao pára-brisa, não deve ser inferior a 5mm.
Uma abertura única combinando ventilação e reabastecimento, o mesmo não pode ser superior a 70 milímetros.
Também podem ser feitos pequenos furos para: escape, regulagem do carburador e antena de rádio.
Outros buracos não são permitidas.
Ambas as janelas laterais dianteiras (que compreendem as portas) e janela traseira (janela que fica acima do porta-malas) podem ser cortadas completamente para ventilação. A parte traseira das janelas laterais que devem permanecer. Essas janelas traseiras laterais são as janelas laterais dos passageiros.
ASA
Apenas uma asa traseira é permitido.
A asa é moldada numa só peça (sem os suportes e as tampas laterais) e pode ser substituído
por outra não é original.
Dobrado em uma parte plana ou biplanos não são permitidos.
A asa não deve ultrapassar a toda a largura da bolha.
A asa tem de ser montada no mesmo local fornecida pelo fabricante da bolha.
- PESO
Mínimo de 3500grs. (incluindo bateria e transponder)
Aplicam-se supletivamente no que couber, os Regulamentos da FEBARC 2015.
Os casos não previstos neste regulamento e nos da FEBARC, serão decididos pela Comissão Organizador, no momento oportuno.
- Comissão Organizadora.
São Paulo, fevereiro de 2015.