Regulamento BMW – 1/10 EP

REGULAMENTO DA COPA BMW – APPA – 2020

 

Categorias: 1/10 Turismo – Elétrico

 

COMISSÃO ORGANIZADORA

É a autoridade máxima do evento, a qual caberá à responsabilidade de tomar decisões em situações não previstas neste regulamento. É composta pelas seguintes pessoas:

Nome: Valter Nascimento

Nome: Eduardo Pin

 

Responsabilidades e atribuições da COMISSÃO ORGANIZADORA:

– Aplicação do Regulamento de maneira totalmente imparcial e decidir sobre hipóteses não previstas no mesmo;

– Promover a alteração do cronograma se julgar necessário para o bom andamento do evento;

– Supervisão Geral do Evento. Última instância decisória de se promover ou não a etapa;

– Pagamento do pessoal e demais despesas da pista mediante recibo e comprovantes; – Realização do “Chek-List” para certificação das condições mínimas necessárias para a realização do evento;

– Designação de pilotos e ou mecânicos presentes de outras categorias para realização da recolocação dos carros durante a prova;

– Garantia do cumprimento do Cronograma de Prova;

– Montagem e teste do sistema de som e cronometragem;

– Realizar vistoria técnica;

– Aplicação de penalidades e respectivo registro no livro de atas;

– Montagem dos Grids das tomadas de tempo e provas. Seguir o cronograma estabelecido;

– Realização de vistorias após as provas;

As hipóteses não previstas nesse regulamento serão decididas pelo Diretor de Prova. Os adendos serão regulamentados pelos membros da Diretoria da APPA.

O Diretor de Prova terá total autonomia para modificar o cronograma se julgar necessário para o bom andamento do evento.

 

1 – INTRODUÇÃO

1.1 – A COPA BMW APPA 2020 será realizado em 6 etapas. A soma dos resultados das 6 etapas definirá o campeão.

1.2 – De acordo com o item 12 deste regulamento, caso seja considerada inviável a realização da corrida, desde que nenhum Main da corrida (treinos, classificações, semifinais ou final) tenha sido realizado, a mesma poderá ser remarcada ou anulada e as inscrições valerão para próxima etapa.

1.3 – Cada etapa será antecipada de um adendo de uma semana com informações da prova, como traçado, direção de prova e demais informações.

 

2 – CATEGORIA

  • Turismo Stock Spec (Blinky Mode) – 1/10 – EP

 

3 – CIRCUITO

  • As provas serão realizadas no circuito único da APPA

 

4 – REGULAMENTO DESPORTIVO DAS CORRIDAS

 

4.1 – Horário das Atividades

  • As atividades dos pilotos e mecânicos só poderão ter inicio a partir das 7:00h e poderá se estender no máximo até às 18:00h com tolerância de meia hora, havendo condições de pilotagem.

Durante todo o dia, a pista ficará fechada para treinos/acertos individuais.  O não cumprimento desta regra resultará em punição pelo Diretor de Prova.

 

4.2 – QUANTIDADE DE MAINS DE ACORDO COM NÚMERO DE PILOTOS.

Formato de Corrida: Após as tomadas de tempo os pilotos serão separados da seguinte forma:

Até 10 pilotos – Uma Main (A).

Até 20 pilotos – MAIN-A = 10 pilotos, MAIN-B = 10 pilotos

Até 30 pilotos – MAIN-A = 10 pilotos, MAIN-B = 10 pilotos MAIN-C = 10 pilotos.

Acima de 10 pilotos – Será dividido o número de participantes com grupos de máximo 10

pilotos.

Se tiver 13 pilotos, a MAIN-A será com 6 e o MAIN-B com 7 pilotos.

Se tiver 21 pilotos, a MAIN-A será com 7 e o MAIN-B com 7 pilotos e MAIN-C com 7 pilotos.

 

4.3 – TREINO LIVRE

Haverá um treino livre de 10 minutos.

  • Somente os pilotos devidamente inscritos e com chassis lacrados poderão participar do Treino Livre.
  • Cada grupo pré-selecionado (ordem de inscrição ou numeração) terá 10 minutos de Treino Livre, caso seja necessário.

 

 4.4 – TOMADA DE TEMPO (Qualify)

  • Serão realizadas até 2(duas) tomadas de tempo classificatórias por índice técnico com o objetivo de definir a posição de largada, tendo como critério o maior número de voltas de cada piloto no menor tempo.
  • Cada tomada de tempo terá duração de 5 minutos.
  • Ordem de Largada:

 

A formação dos grupos para a primeira tomada de tempos, será definida pelo diretor de provas.

Durante as tomadas classificatórias todos os pilotos, independente do grupo, disputam entre si, pelo melhor Índice Técnico.

Ao final de cada rodada classificatória será impresso uma lista com o melhor resultado de todos os N pilotos naquela rodada. E ao final de todos os Rounds, uma lista será gerada a partir do melhor tempo de cada piloto, para assim definir o TQ (Top Qualifier) e as Main para as Finais.

  • Apenas os pilotos da MAIN A terão direito a vitória. Para estar na MAIN A o piloto tem que ficar entre os melhores proporcionalmente, do número total de pilotos.

 

 4.5 – FINAIS

  • Serão realizadas 3 Finais para cada piloto com duração de 5minutos cada.
  • As finais de cada piloto serão somadas, as voltas e os tempos.

– Pilotos da FINAL A disputarão do 1o. lugar até o máximo de 10o. lugar, os da Final B do 11o. lugar até o 20o. e assim sucessivamente. Essa proporcionalidade será divulgada no briefing e a proporção de pilotos por Main poderá ser modificada a critério da diretoria de prova.

  • Serão 3 Finais valendo pontos, distribuídos em cada Main da seguinte forma:

– 1º colocado – 1 ponto

– 2º colocado – 2 pontos

– 3º colocado – 3 pontos

– 4º colocado – 4 pontos

– 5º colocado – 5 pontos

– 6º colocado – 6 pontos

– 7º colocado – 7 pontos

– 8º colocado – 8 pontos

– 9º colocado – 9 pontos

– 10º colocado – 10 pontos

  • A ordem de largada será a mesma para todas as Finais, obtida através da Tomada de Tempo.

 

4.6 – RESULTADO

  • Será considerado o campeão do evento aquele que somar menos pontos na Main A.

Ao final das 3 Finais, cada piloto contará com seus 2 (dois) melhores resultados, ou seja, descarta o pior resultado. (Prova que o piloto foi desqualificado não vale como descarte)

  • Caso seja possível realizar somente 2 (duas) Finais, valerá somente a melhor, ou seja, o piloto descarta o pior resultado.
  • Caso seja possível realizar somente 1 (uma), esta valerá como resultado Final.
  • Caso não seja possível realizar nenhuma Final, o resultado será o obtido através das Tomadas de Tempo.
  • Os resultados das Finais A, B, C…(Caso ocorra a divisão), serão tratados individualmente por Main.
  • Com isto na Main A corre os pilotos de 1 a 10, na main B os pilotos de 11 a 20 e assim sucessivamente.

 

4.7 – EMPATE

  • Em caso de Empate nas tomadas:

Melhor posicionamento nas provas validas, seguindo de melhor índice técnico (maior número de voltas/tempo em qualquer uma das provas válidas) 

  • Em caso de Empate nas Finais da Etapa:

Melhor posicionamento nas provas validas, seguido de melhor índice técnico (maior número de voltas/tempo em qualquer uma das finais validas, seguido do melhor resultado obtido na última prova).

  • Em caso de Empate de pontos no campeonato:

Quantidade de TQ nas provas validas

Quantidade de Vitorias nas provas validas

Confronto de Resultados nas provas validas.

O melhor Posicionamento obtido na última prova.

Quando referimos a prova válida significa provas que o piloto estava inscrito e que não utilizou como descarte. No caso de o piloto descartar um resultado, ele descarta automaticamente todos os tempos realizados na prova, inclusive o TQ.

 

5 – PROCEDIMENTOS DA CORRIDA

 

 5.1 – LARGADA

  • Ao início, antes de qualquer prova, os pilotos deverão apresentar o carro a vistoria técnica previa, onde será verificado os seguintes itens: Bateria, Peso, Bolha, Pneus e ESC em Blink.
  • Nas Tomadas de Tempo, o Diretor de Prova autorizará a largar cada piloto nominalmente, largando da Pista ou de em área pré-determinada.
  • Nas Finais, todos os pilotos vão largar juntos ao sinal do Diretor de Prova. Cada piloto deve se posicionar na sua devida marca para a Largada. A largada nas Finais será no estilo F1.

 

5.2 – VISTORIA

  • Antes de cada prova poderá será feita uma vistoria prévia dos itens: Voltagem da Bateria, Peso, Chassi, Bolha, Motores, Pneus e ESC em Blinky. Somente será permitida a participação se os carros estiverem dentro das especificações técnicas.
  • Após a final de cada etapa (Tomadas e Finais) todos os carros devem se dirigir a Box e permanecer em regime de parque fechado, para vistoria técnica. O Vistoriador recolherá os carros dos 1º, 2º e 3º colocados, mais um carro a ser sorteado para proceder a vistoria técnica final.
  • As vistorias serão feitas por pessoas determinadas pela organização ou utilizando seguinte esquema:

Pilotos da MAIN A vistoriam a MAIN B e vice-versa (No caso de duas MAINs apenas)

Pilotos da MAIN A vistoriam a MAIN B que vistoriam a MAIN C que vistoriam a MAIN A.

  • No caso de vistoria feita pelos próprios pilotos, lembre-se que presamos pela honestidade. Não serão tolerados coleguismos ou afins.

 

5.3 – PROVAS FINAIS

  • A ordem de largada será obtida através da Tomada de Tempo, aonde do 1º ao 10º lugar na MAIN-A e do 11º ao 20º na MAIN-B e 21º ao 30º na MAIN-C
  • Assim que o Diretor de Prova determina o Termino da Prova, nenhum mecânico/piloto poderá ter acesso ao carro. A Penalidade pelo não cumprimento desta regra será a Desqualificação do Main em questão.
  • A Direção de Prova poderá efetuar uma vistoria técnica a qualquer carro a qualquer momento, seja em Treinos livres, Tomadas de Tempo ou Finais.
  • Todos os pilotos/mecânicos devem aguardar a liberação dos carros pelo diretor de prova ou inspetor técnico. Todos os pilotos que tiverem participando da prova podem acompanhar a vistoria técnica.
  • Antes de cada final, teremos 1(UM) minuto de pista aberta para eventuais trimagens de carro, durante este tempo a organização estará se preparando para dar a largada.

 

5.4 – SOLICITAÇÕES DE TEMPO

  • Não será permitido o pedido de tempo extra antes das largadas das tomadas de tempo, provas finais.

 

 6 – PONTUAÇÃO

 

Tabela de Pontuação Geral do Campeonato

Será atribuída a seguinte pontuação aos pilotos participantes:

  • Pole Position/Top Qualifier (TQ) = 1 Ponto Extra;
  • Pontos para posições finais da Corrida:

1º lugar = 50 pts ,  2º lugar = 46 pts,  3º lugar = 42 pts,  4º lugar = 38 pts,  5º lugar = 34 pts,  6º lugar = 32 pts,  7º lugar = 30 pts, 8º lugar = 28 pts, 9º lugar = 26 pts, 10º lugar = 24 pts, 11º lugar = 22 pts, 12º lugar = 21 pts, 13º seguindo a diferença de 01 ponto

 

6.1 – Piloto Inscrito e não participante, receberá a pontuação equivalente a posição logo abaixo do ultimo colocado da Prova. (em caso de dois ou mais pilotos inscritos e não participantes estes receberão a mesma pontuação)

 

7 – INSCRIÇÕES E PNEUS

 

7.2 – Cada piloto deverá portar em seu carro um jogo de 3 (três) números para colar na bolha, sendo eles com fundo branco, números em preto com medida mínima de   4 x 4 cm, que deverão ser fixados no para-brisa dianteiro do carro e nas laterais.

7.3 – O pneu a ser utilizado será o Modelo Solaris 36 – roda fechada – cor preta.

  • O preço do pneu é de R$ 130,00 (Cento e Trinta Reais) cada jogo e deverá ser comprado adquirido com o representante (João Helio).
  • Os pneus para a Copa BMW serão entregues no ato do registro do carro. Os pneus serão lacrados com selos numerados e designados para o piloto. Expressamente proibido utilizar pneus de outro piloto. Penalização será a desclassificação da etapa em questão.
  • Os pneus serão recolhidos pela organização, após o evento e a organização guardara apenas 1 jogo de pneus usados.

Somente após a 3ª etapa será permitido o uso de um novo jogo de pneus.

Em caso que quebra de roda ou pneu cortado, somente a roda com problema será substituída, ficando a defeituosa com a diretoria da prova.

 

8 – VALORES E FORMA DE PAGAMENTO

  • As inscrições serão abertas a qualquer piloto.
  • A inscrição é pessoal e intransferível.
  • Não será devolvido o dinheiro da inscrição em hipótese alguma.
  • O valor da inscrição será de R$100,00 e deverá ser paga antecipadamente.

Se for pago até cinco dias antes do evento, haverá desconto de 10%

 

9 – POSIÇÃO NO PALANQUE

  • Caso haja necessidade, os pilotos serão chamados pelo diretor de prova e devem se posicionar no palanque, de acordo  com a ordem de largada, com exceção do Pole Position, que tem o privilégio de escolher a sua posição.

 

 10 – SENSORES

  • Todos os pilotos utilizarão obrigatoriamente sensores próprios do tipo Personal Transponder AMB rc.
  • Os sensores utilizados serão de total responsabilidade do piloto. Portanto é solicitado ao piloto que faça a correta instalação do sensor no carro e aos mecânicos que acompanhem as voltas de seus pilotos junto aos monitores.

 

11 – REGISTROS E VISTORIA TÉCNICA 

  • Será realizada vistoria técnica no inicio das atividades aonde será colocado o lacre no Chassis, motor e ESC, caso não tenha sido feito anteriormente.

Será verificado a versão do firmware do ESC pelo cartão de programação e qualquer alteração será reprovado a utilização. No motor será feita a leitura de KV, o limite é o proposto pelo fabricante, 4000KV com tolerância de 50KV para mais ou para menos. A aferição será feita no carro do piloto, com motor soldado e sem o pinhão.

  • Os Gabaritos utilizados pela equipe de vistoria (Medida de bitola, balança, etc), ficarão à disposição dos competidores para aferirem seus carros a qualquer momento da prova.
  • Todos os pilotos deverão fazer o registro do seu carro, radio e numero de sensor.
  • É responsabilidade do piloto, estar com seu carro dentro das especificações técnicas do Campeonato.
  • O carro e o radio devem ser apresentados para registro no horário estabelecido pelo cronograma de prova.
  • Caberá somente ao piloto participante solicitar ao Diretor de Prova vistoria técnica suplementar de qualquer carro. Para isso, deverá proceder da seguinte forma:
  • Pagar uma taxa no valor da inscrição da prova.
  • Estar participando da corrida.
  • Preencher formulário próprio.
  • Caso não seja procedente a reclamação, o piloto solicitante arcará com os custos da vistoria em favor do dono do carro vistoriado. (Ex: inutilização de qualquer peça, pneu, roda, motor, ou acessório do carro para que a vistoria seja procedida).
  • Caso seja procedente a reclamação, o Diretor de Prova desclassificará ou desqualificará o piloto envolvido da etapa, de acordo com a gravidade do fato, e o requerente não arcará com qualquer custo da vistoria, tendo o valor pago pela taxa de vistoria reembolsada. A tolerância para reclamação por parte de outro piloto é de meia hora após o término da última final.
  • A presença dos envolvidos durante a solicitação de vistoria e julgamento é obrigatória.
  • A direção de prova também poderá realizar vistorias técnicas dirigidas a qualquer carro quando ocorrer significativa discrepância dos tempos comparados entre pilotos do mesmo nível, com as mesmas consequências anteriormente descritas.
  • Cada piloto poderá apenas utilizar um único carro, não é permitido trocar de carro durante a prova, a não ser quebra de chassi com a devida liberação e vistoria do diretor de prova.

 

12 – CHUVA 

  • Em situações de Chuva, uma prova é considerada completa desde que tenham sido realizadas as tomadas de tempo. A posição geral da Etapa será então a mesma obtida nas Tomadas de Tempo.

 

12.1 – Caso ocorra chuva antes do início das atividades: 

  • Deverá ser aguardado o horário limite de 11h00 para cessar a chuva e dar continuidade à competição. Haverá um relógio na subida ao palanque, o qual ditará os horários do dia.
  • Persistindo a chuva, a Organização poderá cancelar a prova e verificará a possibilidade de se marcar nova data para a realização da etapa.
  • Caso ocorra chuva durante a competição:
  • Caberá ao Diretor de Prova a observância dos princípios de igualdade de condições para todos os pilotos e a decisão de interromper a corrida.
  • Chuva nas tomadas de tempo:
  • No caso de interrupção de uma tomada de tempo em virtude da chuva, todos os tempos da mesma bateria que se interrompeu serão cancelados, a fim de preservar a igualdade de condições.
  • No caso da impossibilidade de se realizar as provas finais, será considerado como resultado final, o resultado da ultima etapa que todos completaram (classificação).
  • Chuva nas provas Finais:
  • No caso de interrupção de um Main em virtude da chuva, todos os tempos da mesma bateria que se interrompeu serão cancelados, a fim de preservar a igualdade de condições. Aguardar 60 minutos e se houver condições, reiniciar a corrida com o mesmo “grid” anterior.
  • Se após 60 minutos não tiver condições para continuar, a prova será encerrada.
  • Em caso de chuvas após uma ou mais finais realizadas antes de completadas as finais previstas, considera-se o resultado final da etapa o resultado do melhor resultado obtido pelo piloto.

 

13- PANES NO SISTEMA DE CRONOMETRAGEM 

  • Serão adotados os mesmos procedimentos para o caso de chuva (item 12). Caberá à Organização da Prova a decisão final.
  • Em todas as situações em que ocorrer a interrupção por motivos de pane no sistema de cronometragem, seja nas tomadas de tempo ou prova final, os carros ficarão em parque fechado, ate a liberação por parte do diretor de prova para reinicio imediato das atividades.

 

14 – PENALIZAÇÕES 

  • Serão aplicadas, pelo Diretor de Prova, aos pilotos ou membros de sua equipe quando do não cumprimento do regulamento.
  • Salvo as penalizações previstas que não cabem recurso, as demais caberão recurso, em formulário próprio, dirigido à Organização, resguardando assim o princípio da ampla defesa. As penalizações serão divididas em:
  1. Advertência Verbal: o Diretor de Prova comunicará a penalização da seguinte forma: Piloto Fulano, você está sendo advertido verbalmente por tal motivo. Enquadra-se nessa categoria de penalização os casos em que não há interferência no desempenho dos pilotos adversários, como:
  • Obstruir, sem insistência, a passagem de piloto mais rápido;
  • Tocar um carro adversário de maneira brusca, sem que o mesmo perca sua posição;

 

  1. Stop & Go:. O Diretor de Prova comunicará a penalização da seguinte forma: Piloto Fulano, “você foi punido com Stop & Go”, por tal motivo. Enquadra-se nessa categoria de penalização os casos que interfiram no desempenho dos pilotos adversários, ou em faltas consideradas graves, como:
  • Piloto retardatário obstruir, com insistência, a passagem de piloto mais rápido;
  • Usar termos de baixo calão (tanto o piloto quanto integrante de sua equipe);
  • Tocar um carro adversário de maneira brusca, acarretando a perda de posição do outro piloto;
  • Receber 02 advertências verbais no mesmo dia da corrida;
  • Falta de condições técnicas do equipamento e/ou  pilotagem de forma a causar prejuízos (acidentes graves) aos demais pilotos;
  • Parar os carros com os pés;
  • Realizar reparos na pista;
  • Pilotar de forma que interfira no resultado da corrida. Espera deliberada por outro carro será considerado como delito grave e resultará em imediata desclassificação.
  • Queima de largada (qualquer movimentação do carro antes da autorização de largada);

 

15 – DESQUALIFICAÇÃO 

  • Deixar de apresentar o veículo quando solicitado para a vistoria após as tomadas de tempo e finais.
  • Receber 03 punições na mesma etapa;
  • No término dos rounds nenhum piloto poderá retirar o carro antes de liberado pelo vistoriador. Os pilotos que não cumprirem esta norma serão desqualificados.
  • Estar com o carro fora das Especificações Técnicas.
  • Insistir em manter o carro com algum problema técnico (Ex:sem a bolha, pneu rasgado ou descolado que interfira na estabilidade do carro, etc) na pista, colocando em risco a posição dos pilotos adversários.
  • Não pagamento da taxa de inscrição da etapa;
  • Nos casos de agressões verbais descontroladas;
  • Nos casos de condutas irregulares intencionais e atitude antiesportiva durante a etapa;
  • Violar ou substituir qualquer parte do carro sem aviso e autorização da Direção da Prova;
  • Passar o sensor ou carro com sensor na antena de captação do sinal, de modo intencional a obter vantagem.
  • Negativa na ajuda a gandulagem sem nenhum aviso ao diretor de prova.

 

16 – SUSPENSÃO

  • Nos casos de fraude intencional do regulamento (ex: troca de carro ou chassis sem permissão da direção de prova, troca de pilotos durante o evento);
  • Na segunda desclassificação durante a temporada;
  • Eliminação do Campeonato
  • Nos casos de agressões físicas.

 

17 – RECOLOCADORES

 

  • Os pilotos exercerão a função de recolocadores e estarão sob a orientação do diretor de prova e Fiscais de Box.

 

ATENÇÃO: IMPORTANTE

 

  • Durante as Tomadas de Tempo e Provas Finais os pilotos que não participarem

do serviço de recolocador serão penalizados da seguinte forma:

Na primeira Falta, recebera uma Advertência e um Stop Go.

Na segunda Falta, será penalizado com 1 volta a menos em sua melhor tomada de

tempo ou Final. Em caso de reincidência o piloto perdera a sua melhor tomada ou final.

 

  • Somente é permitido o recolocador fazer a reposicionamento da bolha durante a prova em andamento. Todas as outras manutenções estão totalmente proibidas.

 

18 – PROTESTO

  • Somente será aceito o protesto por escrito e com o formulário apropriado e encaminhado em mãos ao diretor de prova.
  • Prazos para encaminhamento do protesto: 10 minutos após o término do Main em

questão.

  • Todo protesto será respondido por escrito.

 

REGULAMENTO TÉCNICO

 

19 – ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS 

A regulamentação técnica da corrida é baseada nas regras IFMAR para campeonatos mundiais 1/10 190mm, com as devidas adaptações ou exclusões necessárias para adequar as regras ao formato de corrida.

 

19.1 – CHASSI:

Os Chassis permitidos consistem em carros escala 1:10 190mm Turismo com tração 4X4 de fabricantes e modelos disponíveis para compra em mercado especializado ou não. A bitola máxima do carro é de 190 mm.

 

19.2 – DIMENSÔES:

Todas as dimensões do chassi do modelo, com ou sem bolha, deverão respeitar as regras conforme abaixo (mm):

Descrição Mínima

(mm)

 

Máxima

(mm)

 

Largura (sem bolha) 170 190
Altura (até o teto da bolha) do carro pronto para corrida*
Largura do Aerofólio Traseiro (incluindo laterais) Fixo Fixo
Comprimento do Aerofólio (não se refere à corda) Fixo Fixo

 

19.3 – BOLHAS:

É obrigatório o uso de carroceria nos modelos descritos no item 2, que siga as descrições abaixo:

  • A bolha deverá ser fabricada com material flexível e deverá ser devidamente pintada;
  • Todas as janelas devem ser totalmente transparentes sem qualquer pintura;
  • Faróis, lanternas, grades, tomadas de ar e janelas devem contrastar com a pintura do modelo;
  • O único apêndice aerodinâmico permitido é o aerofólio traseiro em corte de altura que não ultrapasse a altura do teto do carro (bolha). A pintura do aerofólio é opcional;
  • O excesso de asa não deve ser maior que 10,00mm no seu ponto extremo medido a partir do limite da parte traseira da carroceria;
  • Não serão permitidos furos nas bolhas além dos postes e antena;
  • O pára-choque dianteiro deve seguir o contorno da carroceria e deve ser instalado para minimizar danos. O pára-choque deverá ser fabricado com espuma ou algum material plástico flexível;
  • A bolha deverá ser recortada nas linhas originais para tal função, sendo proibidos recortes fora dessa linha para “diminuir” a altura da bolha;
  • Nenhuma parte do carro, exceto postes de fixação da bolha e tubo de antena, poderá sair da bolha;
  • Santo Antonio deverá ficar por dentro da carroceria – Não é permitido qualquer acessório aerodinâmico de qualquer natureza sob a carroceria.

 

19.4 – PNEUS:

Os pneus que serão utilizados durante a Copa BMW serão homologados e fornecidos exclusivamente pela organização.

Os pneus serão entregues no momento da vistoria inicial com a respectiva marcação para a etapa, nesse momento serão obrigatoriamente marcados com a numeração do carro a fim de se evitar troca dos mesmos.

 

19.5 – PNEUS E RODAS DANIFICADAS:

O piloto poderá adquirir no máximo 1 par de pneu e roda extra.

Porem a roda/pneu danificadas ficarão retidos na vistoria técnica.

 

19.6 – ADITIVOS:

O uso de aditivos será livre.

 

19.7 – COMBO:

Categoria Stock Spec (BlinkyMode) utilizará motores Brushless HobbyWing XeRun Justock 3650 SD G2.1 10.5T e ESC: HobbyWing XR10 Justock Zero-timing

Serão permitidos apenas o combo acima e que estejam com a “marcha ré” desabilitada.

O carro deverá conter apenas UM Servo, que poderá ser digital ou analógico de qualquer marca ou modelo. 

 

19.8 – RATIO FINAL:

Limite de 5.0 podendo ser mais curta.

Todas as Coroas e Pinhões devem estar com o numero original gravado. Não será aceito coroas e pinhões sem gravação ou que apresente qualquer dificuldade de leitura.

 

19.9 – PESO DO CARRO:

Todos os modelos deverão ter no mínimo 1.350 gramas com toda eletrônica embarcada, bolha e transponder. Caso o carro perca algum item durante algum Main, deverá ser pesado sem a peça.

19.10 – TRANSMISSÃO:

Permitidos chassis de tração 4X4 por correias ou cardã – Não será permitido qualquer sistema de câmbio.

 

19.11 – BATERIAS:

São permitidas as seguintes baterias:

  • LIPO: até 7.6volts nominais; serão permitidos somente modelos com caixa rígida (“HARDCASE”), capacidade livre.
  • Voltagem máxima 8.4volts
  • Todo piloto deverá utilizar-se obrigatoriamente de um safety bag ou Lipo sack para carregar suas baterias de Lipo.

 

19.12 – AQUECEDOR DE PNEUS

  • Proibido o uso de aquecedores de pneus.
  • Qualquer aparelho ou equipamento que produza calor direcionado aos pneus será considerado “Aquecedor de Pneus”
  • Penalização: Desclassificação do evento.

 

20 – TELEMETRIA

  • Não é permitido o uso de qualquer dispositivo eletrônico, exceto os seguintes: Dois canais do receptor que serão usados para operar direção, acelerador e freio. Quaisquer sistemas de gravação de dados poderão ser usados somente até o final dos treinos livres.
  • O uso de dispositivos de controle de tração, suspensão ativa e quaisquer controles de direção auxiliado por giroscópio/ sensor de força G é estritamente proibido. São permitidos somente sensores para coleta de dados e não para ajuste da performance do carro em movimento.

 

21 – PREMIAÇÃO 

  • Serão premiados os 03 primeiros colocados com troféus. Caso haja brindes fornecidos para os patrocinadores, serão sorteados na etapa.

 

22 – Deliberações não especificadas nesse regulamento

  • Qualquer caso omisso nesse regulamento será julgado pela comissão organizadora.
  • Esse documento poderá sofrer alteração visando sua melhoria ou adequação ao campeonato vigente. Todos inscritos no campeonato serão avisados caso ocorra alguma modificação.

 

A Diretoria