Regras Copa APPA 2015

Copa APPA 2015

 

A Copa APPA 2015 terá 6 etapas + corrida de confraternização totalizando 7 corridas.

 

As etapas começarão dia 21/02/2015, terminando dia 13/12/2015 com a corrida de confraternização e entrega dos prêmios.

 

É importante verificar o calendário de 2015, pois, teremos etapas no sábado e domingo. O motivo disso é que no ano de 2015 teremos muitos feriados prolongados e diversas competições oficiais promovidos pela Febarc. Desta forma, a melhor maneira de acomodar nosso calendário foi diminuindo o número de etapas e colocando várias etapas no sábado e domingo respectivamente.

 

Contudo, é importante o piloto ficar atento às datas, pois, nos dias de etapas, a pista da APPA não estará disponível para quem precisar testar e/ou acertar seu RC. O piloto deverá fazer isso no final de semana anterior à etapa.

 

O calendário está dividido em S1 (1º semestre) e S2 (2º semestre) e para cada semestre teremos um campeão, sendo que na corrida de confraternização teremos a premiação para os campeões da corrida de confraternização, para os campeões do S2 e para os campeões do ano. Em cada etapa, os três (3) primeiros colocados ganharão medalhas.

 

No final da temporada 2015, os três (3) primeiros colocados ganharão troféus e os seis (6) primeiros colocados ganharão prêmio em dinheiro. Veja que apenas os três (3) primeiros colocados ganharão troféus + prêmio em dinheiro e do 4º colocado até o 6º colocado ganharão apenas prêmio em dinheiro.

 

A categoria CLÁSSICOS terá que correr com os pneus oferecidos no dia da etapa. Por conta disso, essa categoria terá o valor do prêmio em dinheiro reduzido pela metade, pois, a APPA fornecerá os pneus.

 

Abaixo estão as regras para a Copa APPA 2015:

 

  • Pagamento do prêmio em dinheiro

 

Para que o piloto tenha direito ao recebimento do prêmio em dinheiro no final da temporada 2015, deve atentar-se para os seguintes critérios:

 

1º) Inscrever-se em todas as etapas de 2015, inclusive na corrida de confraternização em dezembro. Serão 6 etapas + corrida de confraternização, totalizando 7 corridas.

 

2º) Ter a maior quantidade de pontos em 2015 nas 6 etapas

 

3º) Ter o maior número de vitórias em 2015 nas 6 etapas

 

4º) Ter feito o maior número de voltas em 2015 nas 6 etapas

 

5º) Ter feito a volta mais rápida em 2015 em qualquer etapa

 

O primeiro critério será avaliado e caso existam 2 pilotos ou mais igualados, será levado em consideração o segundo critério para desempate. Havendo novamente empate, o terceiro critério será levado em consideração e assim por diante até atingir o quinto e último critério para definir as posições para o recebimento do prêmio em dinheiro.

Será pago prêmio em dinheiro para a categoria que tiver em todas as etapas o número mínimo de 6 pilotos inscritos.

 

Qualquer uma das categorias em qualquer uma das etapas incluindo a corrida de confraternização, a categoria que tiver menos que 6 pilotos inscritos, o prêmio para essa categoria não será pago. Isso quer dizer que para a categoria receber o prêmio em dinheiro, TODAS AS ETAPAS + CORRIDA DE CONFRATERNIZAÇÃO deverão conter no mínimo 6 pilotos inscritos.

 

* É considerado piloto inscrito, aquele piloto que além de se inscrever na etapa, efetuou o pagamento da etapa.

 

O prêmio em dinheiro será entregue única e exclusivamente ao piloto que ganhou o prêmio.

 

Não será feito pagamento ao portador (alguém receber em nome do piloto) e nem será feito depósito bancário.

 

Caso o piloto não compareça no dia da premiação (corrida de confraternização – observar o 1º critério de desempate descrito acima) para receber o prêmio em dinheiro, o valor correspondente  ficará para APPA e o piloto perderá o direito de receber o prêmio em dinheiro e o mesmo não terá direito em protestar ou reclamar.

 

O valor dos prêmios conforme classificação final são:

 

1º) 500,00

2º) 400,00

3º) 300,00

4º) 160,00

5º)   80,00

6º)   60,00

 

O valor dos prêmios conforme classificação final da categoria Clássicos são:

 

1º) 250,00

2º) 200,00

3º) 150,00

4º)   80,00

5º)   40,00

6º)   30,00

 

Se por algum motivo o piloto não se inscreveu nas primeiras etapas e queira pagar as inscrições na qual não se inscreveu, será concedido esse direito e o piloto receberá os pontos pela inscrição + (mais) a pontuação do último colocado de cada etapa não disputada – (menos) 5 pontos, para que ele possa ter chance de disputar o prêmio em dinheiro.

 

Exemplo:

Pontos por inscrição:                                     10 pontos

Pontos do último colocado da etapa X:        15 pontos

Sub-Total:                                                      25 pontos

Desconto de 5 pontos:                                   -05 pontos

Total:                                                              20 pontos

 

Baseado no exemplo acima, se o piloto perdeu uma etapa, ele poderá se inscrever, ganhará os pontos da inscrição + os pontos do último colocado daquela etapa – 5 pontos.

 

Desta forma, o piloto passa a ter chances, desde que, nas próximas etapas ele some pontos correndo e chegando na frente.

 

Outro detalhe importante, o piloto pagará um valor adicional pela inscrição porque se inscreveu após o prazo. Veja abaixo.

 

 

 

  • Inscrições nos dias das etapas

 

Valor da inscrição:

1 categoria:     R$ 80,00

2 categorias:    R$ 60,00

3 categorias:    R$ 50,00

4 categorias:    R$ 40,00

 

            As inscrições serão iniciadas no mesmo dia da etapa às 8h com término às 9h impreterivelmente. Inscrições feitas após às 9h, sofrerão acréscimo de R$ 10,00 por categoria, mesmo que o piloto esteja na fila para inscrição.

 

Será aceito inscrições antecipadas pelo site (http://appasp.org.br/eventos-e-competicoes/inscricao/) e será aceito pagamento antecipado. Só será dado desconto para pagamento antecipado caso o piloto pague antecipadamente todas as etapas. O desconto total será de 10%, independente da quantidade de categorias que o piloto se inscrever. Para antecipar o pagamento das inscrições e receber o desconto, o piloto deverá procurar um dos diretores da APPA. Só serão aceitos pagamento em dinheiro ou cheque, sendo este, do próprio piloto. Não aceitaremos depósito em conta. As inscrições pelo site só antecipa no máximo 3 etapas, sendo feito uma inscrição por vez de cada etapa.

 

As inscrições pelo site serão aceitas até na quinta-feira anterior à etapa.

 

Se o piloto fez a inscrição antecipada pelo site da APPA, o pagamento da inscrição deverá ser até às 9h do dia da etapa, caso contrário, a inscrição paga após esse horário também sofrerá acréscimo de R$ 10,00 por categoria.

 

 

 

– Números de identificação do RC

 

No dia da inscrição da primeira corrida, a APPA fornecerá seis adesivos com números de identificação por categoria para cada RC, onde, deverão ser colados três adesivos na bolha do seu RC. Os outros três adesivos numéricos servirão como reserva, caso troque de bolha ou caso o adesivo descole. Este número deverá acompanhar seu RC por toda temporada 2015 e a APPA não fornecerá mais que seis adesivos numéricos para toda temporada por categoria.

 

Caso o piloto corra sem o número de identificação no seu RC, ele será penalizado na perda de 5 pontos por cada corrida sem o número de identificação.

 

Se o piloto trocar a bolha do seu RC, caberá ao piloto providenciar outro adesivo numérico para ser colocado na bolha. Não poderá ser qualquer número e sim, o equivalente númerico que lhe foi fornecido na inscrição da sua primeira etapa. O piloto poderá pintar o equivalente numérico na bolha, não sendo necessário o adesivo.

 

Caso o piloto corra com outro número de identificação, além da perda de 5 pontos, caso exista outro RC com o mesmo número, o piloto que cometeu a infração será desclassificado daquela etapa, ficando apenas com os pontos da inscrição.

O número deverá ser colado ou pintado no lado direito, lado esquerdo e no pára-brisa da bolha.

 

O piloto poderá escolher qualquer um dos números que estejam disponíveis no dia da sua primeira inscrição.

 

            Atenção: Não pinte nenhum número na bolha do seu RC antes do dia da primeira inscrição, pois, será necessário saber se o número de sua escolha estará disponível para utilização.

 

 

 

  • Penalidades

 

Caso o piloto receba 3 STOP and GO na mesma corrida, ele será desclassificado.

 

 

 

  • Reposição

 

A APPA está fazendo um grande esforço para conseguir repositores, que não sejam pilotos, para os dias de provas. Contudo, caso não tenhamos um número mínimo de 5 repositores, será necessário a atuação dos pilotos como repositores.

 

A direção de prova será orientada a fazer um revezamento dos pilotos repositores, para que o mesmo piloto não seja consumido o tempo todo com esta atividade. Além disso, para os pilotos que estão correndo em mais de uma categoria, este piloto estará isento de ser um repositor. Também fica isento aquele piloto que esteja fazendo box para outro piloto na categoria combustão.

 

Se a direção de prova entender que é necessário ter mais pilotos na pista para fazer a reposição e o piloto convocado não comparecer ou não indicar um substituto, ficará valendo as regras conforme descrito abaixo:

 

O diretor de prova irá chamar os pilotos para reposição e caso o piloto não se posicione na pista assim que for chamado ou caso não apresente um subistituto, o piloto estará automaticamente desclassificado, ficando apenas com os pontos da inscrição, mesmo que sua corrida já tenha sido realizada naquele dia.

 

 

 

  • Vistorias

 

Todos os carros passarão por vistorias desde a tomada de tempo, até o término da corrida.

 

Se algum piloto retirar seu RC do local de vistoria sem autorização do diretor técnico, o piloto estará automaticamente desclassificado, mesmo que sua corrida já tenha sido realizada naquele dia.

 

Serão colocados lacradores nos RC, demonstrando que o RC passou por vistoria. Caso o lacre seja violado, o piloto será desclassificado. O mesmo acontecerá para qualquer peça ou componente do RC que esteja fora da especificação.

 

Consulte o regulamento contido no site da APPA para adequar seu RC junto às regras.

 

 

 

  • Disciplinas

 

Todo piloto deverá manter a conduta de esportividade e educação para com todas as pessoas no dia da etapa.

 

É terminantemente proibido desrespeitar os membros da direção de prova da Copa APPA, bem como os demais pilotos e mecânicos, diretores da APPA, prestadores de serviço da APPA e visitantes. Qualquer situação considerada desrespeito, acarretará na desclassificação do piloto daquela etapa e em caso de reincidência, o mesmo será automaticamente excluído de todas as etapas de 2015.

 

Também é proibido protestar jogando, arremessando ou lançando o rádio controle, RC, bolha, ferramentas ou qualquer outro objeto contra o chão ou paredes e muito menos contra outras pessoas, mesmo que o piloto ou mecânico alegue que são seus objetos pessoais ou alegando descontrole emocional. Nesses casos, o piloto será desclassificado daquela etapa e na reincidência, será desclassificado da copa APPA 2015.

 

Caso o piloto ou mecânico queira reclamar ou protestar sobre algo ocorrido durante a etapa, deverá ser feita de forma respeitosa e educada e em momento oportuno. O piloto não poderá fazer reclamações diretamente para o diretor de prova ou telemetrista enquanto a pista estiver aberta com treinos livres, tomadas de tempo e corridas.

 

Se o piloto se sentir lesado dentro da pista e queira intervensão imediata do diretor de prova, o piloto ou seu mecânico deverá procurar o ajudante geral da direção de prova para fazer sua reclamação e o mesmo encaminhará a reclamação ao diretor de prova que irá analisar. Se o diretor de prova entender que alguma punição deverá ser aplicada baseado na reclamação recebida, ele o fará mesmo que tardiamente.

 

Não caberá a nenhum piloto ou mecânico recorer a nenhum diretor da APPA para que o mesmo intervenha junto ao diretor de prova. O que o diretor de prova decidir, deverá ser acatado por todos.

Só serão aceitas reclamações ou sugestões por parte dos pilotos e mecânicos.

 

Se algum familiar ou amigo do piloto e mecânico que estejam participando da etapa como espectador infringir algumas das regras de disciplina descritas acima, o piloto sofrerá as penalidades supra citadas.

 

Para os demais casos de indisciplinas ocorridos no dia da etapa não descritos neste, serão analisados pela diretoria da Appa e pelos membros da direção de prova e as penalidades serão aplicadas, cabendo ao piloto acatar. Essas penalidades poderão ser aplicadas após a finalização da etapa e será divulgado no site da APPA.

 

 

 

– Início das atividades

 

Os treinos livres e tomadas de tempo começarão sempre às 9h com qualquer número de pilotos presentes.

 

Não será permitido a alteração da ordem das tomadas de tempo para esperar qualquer RC que esteja em manutenção. Neste caso, infelizmente o piloto irá perder as tomadas de tempo e sairá em último lugar no grid de largada ou na posição que tenha conquistado, caso tenha participado de alguma tomada de tempo.

 

Também não será permitido alteração na ordem da corrida. Só será aceito mudança na ordem do horário da corrida da categoria caso seja necessário devido motivos técnico ou de comum acordo com todos os pilotos envolvidos em todas as categorias. Não será aceito que um ou alguns pilotos queiram mudar a ordem do horário da corrida.

 

 

 

Atenciosamente,

 

Diretoria APPA.